Tradutor

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Construindo uma Extrusora de Filamento - Parte 3

Neste post vou mostrar a montagem da parte metálica.

Após a montagem da estrutura de madeira, começamos a montagem da parte metálica (broca, tubo metalico e ponteira da extrusora), primeiro passo é cortar a ponta da broca, pois a mesma impede o fluxo do plástico derretiro rumo a ponta do tubo, o segundo passo é cortar o tubo para que o material plástico entre e seja empurrado dentro do tubo até a ponta aquecida. Por último temos a ponteira da máquina, é por onde sairá o plástico na espessura que desejamos.

Veja vídeo com mais detalhes:




Primeiro passo:



Para isso vamos ter que usar um disco de corte e uma dremel, procure cortar aproximadamente 1 centimetro ou 1,5 centimetros desde a ponta do tubo, assim liberando a serpentina para que o material flua por ele. Tentei cortar com uma serra manual, mas iria ficar meses cerrando.


Passo dois:

O próximo passo é fazer o corte no tubo por onde entrará o plástico picado. Pode-se usar tanto o disco de cerra quanto a cerra manual, ja que o metal do tubo de ferro não é tão duro quanto a broca.
Procure fazer um corte que vá mais ou menos até a metade do diametro do tubo, garantindo um fluxo maior de material. Repare que este tubo já é rosqueado o que facilita na hora de prender a estrutura de madeira através de um flange de PVC.


Terceiro passo:

O último passo é fazer a ponta da máquina, para isso usei um parafuso de 3/8", fiz um corte pela metade, limei a cabeça do parafuso para que fique liso e finalmente fiz um furo com uma broca de 1,5 mm no centro dele ficando conforme foto abaixo:
OBS: Use óleo de maquina para fazer o furo além de usar uma rotação baixa em sua dremel ou furadeira. Isso faz com que a broca não fique super aquecida e queime. Vá fazendo o furo bem devagar e em camadas.

Tratei de reduzir gradativamente a espessura da ponta até finalmente chegar ao parafuso onde está o furo de 1,5mm.


Ná parte traseira do parafuso usei uma broca de 4mm para criar uma especie de cone, facilitando a entrada do plástico. Ou seja, fiz um furo de 1,5 mm no centro do parafuso e depois usei uma broca de 4mm para alargar a parte traseira do parafuso (forma de cone).

Após os cortes e furos monte novamente o tubo a estrutura de madeira (veja post anterior) e conecte a broca ao motor atravéz de um acoplamento de 6mm x 12mm.


Veja o vídeo com mais detalhes abaixo:


No próximo post começaremos a montagem da parte elétrica e eletrônica (circuitos elétricos e esquemas).

Até o próximo post.

<< Construindo uma Extrusora de Filamento - Parte 2            |    |                  Construindo uma Extrusora de Filamento - Parte 4 >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário